1º Maio

Hoje comemora-se mundialmente o Dia do Trabalhador ou “dia de 8 horas” como dizem os canadianos!

No século XIX homens e mulheres lutavam pela jornada de 8 horas de trabalho diário. Depois da luta ganha à custa de sangue e mortes de homens e mulheres de vários países no fim do século XIX início do século XX, eis que em pleno século XXI os governos desses mesmos países tentam  retornar ao passado.

O retrato mais fiel de um país à beira-mar plantado, o nosso, é este:

Privatize-se tudo, privatize-se o mar e o céu, privatize-se a água e o ar, privatize-se a justiça e… a lei, privatize-se a nuvem que passa, privatize-se o sonho, sobretudo se for diurno e de olhos abertos. e finalmente, (…) privatizem-se os estados, entregue-se por uma vez a exploração deles a empresas privadas, mediante concurso internacional. aí se encontra a salvação do mundo… e, já agora, privatize-se também a puta que os pariu a todos.
José Saramago, Cadernos de Lanzarote

Ainda assim que a luta dos trabalhadores continue sem economia! Hajam homens e mulheres que não se resignem. Só quem não consegue imaginar um futuro melhor e não está disposto a lutar por ele é que engole as cassetes cuspidas à velocidade da luz com que todos os dias somos bombardeados por este Governo de Portugal e esta (des)União da Europa. A crise só se instala se a aceitarmos! Principalmente a dos valores.

O excerto é do filme Tempos Modernos de 1936 mas a metáfora permanece real, cada vez mais, nos dias de hoje:

As fábricas são cada vez menos, os operários do trabalho desqualificado, mal-tratado e desrespeitado são cada vez mais. Operário significa a pessoa que exerce ofícios manuais ou  mecânicos, especialmente na indústria mas também significa a pessoa que tem um papel relevante no desenvolvimento de alguma coisa, o que trabalha numa causa que respeita ao bem da humanidade. Assim sendo operários, obreiros, somos quase todos, a maioria. Não que todos tenham essa consciência… Fomente-se!

Viva o 1º Maio. Vivam os Trabalhadores.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s