neurociências e marketing político

O sucesso eleitoral é sobre dar forma e activar associação de redes dos eleitores – feixes de pensamentos, emoções, sons e imagens que se interconectam no cérebro. As campanhas políticas são sobre como dar forma e activar as redes através de histórias e imagens.

Drew Westen, The Political Brain

Muitos autores da psicologia política referem, com base nos seus estudos científicos, que a maior parte das pessoas não se comportam de forma racional quando tomam decisões de voto mas, os estudos de Drew apontam, para além disso, a quase inutilidade de persuadir os eleitores partidários mesmo quando recorrendo aos apelos mais lógicos. Os seus trabalhos explicam ainda porque é que políticos aparentemente corruptos continuam a ser eleitos, é que a maior parte dos eleitores processo os factos de forma emocional. As informações negativas são normalmente desclassificadas e/ou descartadas  ao passo que as explicações do próprio candidato são reforçadas.

o resultado [diz Drew]  é que as crenças dos partidários são calcificadas e a pessoa consegue aprender muito pouco a partir de novos factos.

Contudo, as pessoas que se interessam por política estão mais envolvidas que as restantes e são as que procuram informação e esclarecimento. Por isso, na opinião de Drew, muitas vezes a maior parte das coisas que são escritas  são uma perda de tempo:

eu estou, ao que parece, a bater com o meu córtex pré-frontal ventromedial contra a parede

O córtex pré-frontal ventromedial está comprometido com o raciocínio social e com a tomada de decisões.

O melhor é não esquecer estes factos quando confrontados com a notícia de que Cavaco Silva se vai recandidatar, o que será que o PR pensa que fez nestes 5 anos?, qual será a sua estratégia de marketing? e, quais são os outros pontos de vista sobre o seu trabalho passado? e, o seu papel no futuro e para o futuro do país se reeleito?

One thought on “neurociências e marketing político

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s