Acerca das Autárquicas em Silves

Começo desde logo por agradecer a todos quantos, com a equipa da CDU à Câmara Municipal de Silves e às Juntas de Freguesia do concelho, partilharam os seus problemas, as suas preocupações e as suas ideias. A todos quantos votaram nestas equipas, acreditando numa alternativa, uma palavra de agradecimento pela confiança demonstrada e que se reflectiu nos resultados.

Na Câmara Municipal de Silves, a CDU mantém um lugar, elegendo Rosa Palma para vereadora. Relativamente à Assembleia Municipal de Silves, a votação aumentou de 19,90% em 2005, para 21,86% em 2009, o que possibilitou a eleição de mais um deputado  da CDU, que passa de quatro para cinco eleitos directos.

Relativamente às Assembleias de Freguesia, no geral, a CDU sobe de 25,92% em 2005, para 27,12% em 2009, o que resulta em mais dois eleitos, resultado apenas possível pela votação alcançada em São Bartolomeu de Messines e São Marcos da Serra. No primeiro caso, a CDU foi a força mais votada, com 37,84% dos votos, garantindo a eleição de João Correia, para presidente da Junta de Freguesia, e  uma representação de seis eleitos na Assembleia. Com a duplicação do número de votos, em São Marcos da Serra, a CDU conquistou o seu segundo eleito na Assembleia de Freguesia. É de salientar ainda a subida de votos em Tunes (mais xxx votos e mais 3,35% do que em 2005), embora mantendo o número de eleitos.

Em Alcantarilha, a CDU subiu 2,46% relativamente a 2005, embora esse resultado não tenha ainda permitido ficar representada na AF. No geral, embora tenhamos descido a votação na freguesia da Silves (menos 5,67%), Armação de Pêra (2,19%), Algoz (2,14%) e Pêra (1,52%), há um reforço de 17,31% dos votos na CDU para as Assembleias de Freguesia.

Não posso deixar de mencionar que em São Bartolomeu de Messines a CDU foi a força política mais votada para todos os órgãos que se apresentaram a sufrágio no dia 11 de Outubro: Assembleia Municipal, Câmara Municipal e Assembleia de Freguesia. Os messinenses deram um sinal claro da sua vontade de mudança para o rumo da freguesia e do concelho – um resultado inédito no resto das freguesias do concelho.

Com este reforço, nas Assembleias de Freguesia e na Assembleia Municipal, há uma abertura para uma mudança no panorama político do concelho. A CDU tem mais força, mais voz para fazer ouvir os problemas da população e para propor soluções, nos locais onde são decididas as políticas a seguir para o concelho e para as freguesias. A população tem garantido mais apoio e mais estímulo para as suas justas reivindicações e para as lutas que por elas decida levar a cabo. Por estas consequências concretas que a expressão do número de votos tem na prática, quem votou na CDU só pode estar satisfeito e não terá motivos para lamentar essa opção.

Tendo em mente os resultados, partilho uma última reflexão.

Para os eleitos da CDU e, mais especificamente, aqueles que vão ocupar cargos executivos nas juntas de Silves e de São Bartolomeu de Messines, é tempo de meter mãos à obra. Existe um programa que foi sufragado juntamente com as listas que se apresentaram às eleições, o que quer dizer que esse mesmo programa é o plano de trabalho que foi aprovado para os quatro anos que agora começam. Muitas vezes as pessoas reagem com receio face à mudança, devido à ruptura com a rotina instalada, à qual não são alheias as nossas emoções. É próprio dos seres humanos. Não somos apenas “animais políticos”, como afirmou Aristóteles, mas também “animais de hábitos”.  Contudo devemos ter presente que a mudança representa um outro rumo, um outro presente e futuro, escolhido pela maioria da população, e que este presente e este futuro têm de ser construídos através do diálogo e de uma nova prática, que conta com a participação popular, que conta com todos os moradores, que conta consigo em concreto.

in Jornal Terra Ruiva, edição n.º104

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s